1. A dor lombar persistente pode ser assustadora, mas raramente é perigosa.

 A dor lombar persistente pode ser angustiante e incapacitante, mas raramente é fatal e é muito improvável que você acabe em uma cadeira de rodas.

2. Envelhecer não é uma causa de dor lombar

Embora exista uma crença e preocupação generalizada de que envelhecer causa ou piora dor lombar, as pesquisas não suportam essa informação e tratamentos baseados em evidências podem auxiliar em todas as idades.

3. Dor lombar persistente é raramente associada a graves danos teciduais.

A coluna é forte, se você teve uma lesão, a cicatrização tecidual ocorrerá em 3 meses, portanto, se a dor persistir significa que existem outros fatores contribuintes. A grande maioria das dores lombares iniciam sem danos ou com movimentos do cotidiano. Essas ocasiões podem estar relacionadas ao estresse fadiga inatividade ou atividades não habituais que podem tornar a coluna sensível à carga ou ao movimento.

4. Exames de imagens raramente mostram a causa da dor lombar.

Exames de imagens são úteis apenas para uma minoria de indivíduos. Muitas alterações que parecem ser assustadoras podem ser relatadas nos exames, como: protuberâncias discais, degeneração, artrose, etc. Só que infelizmente, os laudos não relatam que esses achados são muito comuns em pessoas sem dor lombar, e que não preveem quanta dor você sente ou sentirá ou quanto está incapacitado. As imagens também podem modificar e a maioria das hérnias discais regride com o tempo.

5. Dor com exercício e movimento não significa que você está fazendo mal para sua coluna.

Quando a dor persiste, é comum que a coluna e os músculos ao redor tornem-se muito sensíveis ao toque e ao movimento. A dor que você sente durante o movimento e as atividades reflete o quanto as estruturas são sensíveis – e não o quanto você está machucado. Então, é seguro é normal você começar a movimentar ou se exercitar. Isso geralmente diminui ao longo do tempo conforme você se torna mais ativo. De fato, o exercício e o movimento são uma das formas mais efetivas para o tratamento da dor lombar.

6. A dor lombar não é causada por uma má postura.

O modo como sentamos, levantamos e dobramos a coluna não causa dor lombar, mesmo que essas atividades possam ser dolorosas. Uma variedade de posturas são saudáveis para a coluna. É seguro relaxar durante as atividades diárias como ficar sentado dobrar e levantar algo com a coluna em curvada de fato é mais eficiente.

7. Dor lombar não é causada porque o seu “core está fraco”.

Músculos do “core fracos” não causam dor lombar. De fato, pessoas com dor lombar frequentemente apresentam os músculos do “core” muito tensos como uma resposta protetiva. É como se você apertasse seu pulso após torcer o seu punho. Ser tenso todo tempo é inútil, aprender a relaxar os músculos do “core” durante as atividades diárias pode ser útil.

8. A coluna não se desgasta com a carga ou encurvamentos diários.

Da mesma maneira que levantamento de peso deixa os músculos mais fortes, movimento e carga sobre a coluna podem deixa-la mais forte e mais saudável. Assim, atividades como correr, girar em curvar e levantar algo é seguro, e você pode iniciar gradualmente e praticar regularmente.

9. Crises de dor não significa que você está machucando a si próprio.

Enquanto crises de dor podem ser muito dolorosas e assustadoras, frequentemente não estão associadas a dano tecidual. Os gatilhos mais comuns são: pouco sono, estresse, tensão, preocupação, humor reduzido, inatividade ou atividades não corriqueiras. Controlar esses fatores pode ajudar a prevenir exacerbações, e se você tem crises de dor, em vez de trata-la como uma lesão, tente se manter calmo relaxado e mantenha-se ativo.

10. Injeções, cirurgias e drogas muito fortes geralmente não são a cura.

Injeções, cirurgias e drogas muito fortes, tais como opioides, não são muito eficazes para dor lombar em longo prazo. Os mesmos apresentam riscos e podem ter efeitos colaterais. Encontrar maneiras de baixo risco para colocar você no controle da sua dor é a chave.

 

Fonte da publicação: 

O’Sullivan PBCaneiro JO’Sullivan K, et al
Back to basics: 10 facts every person should know about back pain

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *