Muitas pessoas associam a dor lombar crônica como algo exclusivo de pessoas mais idosas, porém, isto acaba sendo um equivoco bastante comum.
Ao analisarmos o gráfico da figura, podemos observar que desde muito cedo, boa parte das pessoas já sofrem com dores na região lombar (quase 30% das meninas de 10 a 19 anos sofrem com dores na lombar). Isto já quebra a crença de que apenas pessoas mais idosas se queixam de dores, sendo as faixas etárias mais atingidas entre 40 a 79 anos e com maior prevalência no sexo feminino.
Outro ponto muito importante para se ressaltar, é o fato da dor lombar crônica liderar o ranking de anos vividos com incapacidade, ou seja, momentos em que a dor impedia o indivíduo de realizar suas atividades do dia a dia.
Como evitar as dores na lombar?
- Manter-se ativo fisicamente;
- Manter uma boa mobilidade do quadril;
- Mudanças no estilo de vida;
- Ter uma alimentação saudável;
- Evitar um aumento de peso.
A mudança deve vir de você
Lembre-se: é você que define seus hábitos, busque mudar seu estilo de vida, adicionando exercícios físicos, mudando sua alimentação e melhorando o ambiente em que você está inserido(a).
Fonte da publicação:
Wu A, March L, Zheng X, et al. Prevalência global de dor lombar e anos vividos com deficiência de 1990 a 2017: estimativas do Global Burden of Disease Study 2017. Ann Transl Med . 2020; 8 (6): 299. doi: 10.21037 / atm.2020.02.175